Romance de Ivana Vilela destaca a cultura dos universitários de Ouro Preto-MG
25 de março de 2021
Quando nasce uma escritora
29 de março de 2023

Quero escrever um livro. Como fazer?

Dicas para escrever um livro: da ideia ao resultado final.

 

Quando eu tive a ideia de escrever o meu primeiro livro, a menina que dividiu o coração, eu não fazia ideia por onde começar. Apesar de ser jornalista e trabalhar na área de comunicação – o que me ajudou bastante a desenvolver a parte escrita – eu não tinha ideia de como escrever um romance. Existem oficinas de escrita que ajudam bastante e eu acredito que esse possa ser o primeiro passo (apesar de eu não ter começado por aí).

Vou traçar alguns pontos de aprendizado, que talvez possa te ajudar também!

 

1 – Tenha uma ideia clara: Antes de começar a escrever, é importante ter uma ideia clara sobre o que você quer escrever. Pense em um conceito, uma história ou uma mensagem que deseja transmitir. No meu caso, eu pensei no final da história, desde o princípio da ideia. Então a única coisa que eu sabia, era como a história acabaria. Para não me perder, fiz um arco narrativo, que é a minha segunda dica!

2 – Desenvolva o arco narrativo: Depois de ter uma ideia clara, comece a trabalhar no arco narrativo. Isso inclui o início, o meio e o fim da história. Pense em como você quer que a história progrida e como cada evento se encaixa no arco narrativo. Isso pode te ajudar a não se perder, não enrolar demais nos capítulos ou seguir para caminhos que não cheguem em uma conclusão. Então, antes de ler a próxima dica, crie o seu arco!

3 – Crie personalidades para seus personagens: Cada personagem precisa ter uma personalidade única e bem desenvolvida. Pense nas suas motivações, seus medos, suas ambições e como eles se relacionam com os outros personagens na história. Para mim funcionou fazer uma listinha com o nome dos personagens e em frente eu colocava se era tímido, formal, engraçado, desconstruído etc. Ao longo da escrita eu já sabia como era cada um, mas no início me ajudou bastante.

4 – Crie uma rotina de escrita: Estabeleça uma rotina diária ou semanal para escrever. Isso pode ajudá-lo a manter o foco e a disciplina necessários para concluir o livro. Já adianto que essa eu não cumpri. Tive muita dificuldade de ter uma rotina de escrita, por trabalhar fora e ter um filho pequeno. Mas por que eu estou falando isso então? Porque é um bom conselho para dar para os outros!

5 – Escreva o primeiro rascunho: Comece a escrever o primeiro rascunho, sem se preocupar muito com a qualidade do texto. O importante é colocar a história no papel. No meu primeiro livro eu não parava de editar o texto. Todas as vezes que eu ia começar a escrever, eu perdia muito tempo reescrevendo o início. No segundo livro, a menina que ganhou o coração, eu escrevi sem reler. Foi uma experiência muito melhor e mais ágil. Enquanto eu gastei 3 anos para escrever o primeiro, o segundo eu concluí em 9 meses. Então, desapega! Escreva, escreva, escreva!

6 – Reescreva e edite: Depois de concluir o primeiro rascunho, revise e edite o texto. Faça várias revisões até estar satisfeito com o resultado final. Ainda assim você precisará de um revisor profissional, porque a gente tem mais dificuldades de encontrar os próprios erros. Mesmo com a minha revisão e a do revisor, ainda passaram alguns errinhos.

7 – Compartilhe seu trabalho: Quando estiver satisfeito com o seu trabalho, compartilhe com outras pessoas para receber feedback e sugestões. Isso pode ajudá-lo a aprimorar a história e torná-la ainda melhor. Essas pessoas são chamadas de leitores betas. Pode ser um amigo, um chefe, um colega da faculdade,  um orientador, sua mãe. Procure alguém que vai entender sobre o que você escreveu para que as críticas sejam construtivas. Principalmente em caso de livros técnicos. Mas, aí vai mais um conselho: só compartilhe após a conclusão. A opinião de outras pessoas antes do projeto final pode alterar o rumo do seu arco narrativo.

Lembre-se de que escrever um livro é um processo longo e desafiador, mas também é muito recompensador. Com dedicação e perseverança, você pode transformar sua ideia em uma obra-prima literária. Boa sorte na sua jornada! 😉